Cláudio Pinho avalia fala do presidente do TRE-CE sobre violência no Estado
Por Ricardo Garcia / ALECE
Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: José Leomar
O deputado Cláudio Pinho (PDT) se posicionou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (26/03), sobre a declaração do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), Raimundo Nonato Silva Santos, afirmando que “o estado legal foi engolido pelo estado marginal” no Ceará.
Segundo Cláudio Pinho, a fala de uma autoridade estadual desse porte revela a “falência do Estado” no combate à violência. “Essa é a realidade do que está acontecendo no Ceará, com as drogas e as facções avançando a passos largos”, ressaltou.
Para o parlamentar, é preocupante a situação do Estado diante do avanço da violência e do controle do crime organizado. “Aonde vamos chegar com tamanha violência, com um estado paralelo atuante, a ponto de o presidente de um tribunal dizer que o ‘estado marginal’ tomou conta do Estado”, avaliou.
Ainda de acordo com o deputado, é necessário que os poderes estabelecidos tenham um norte em relação à segurança pública e as autoridades tenham pulso firme para o enfrentamento ao crime organizado.
“Há pedidos de intervenção federal no Ceará, mas o que resolveu a intervenção federal no Rio de Janeiro, por exemplo? A verdade é que a sociedade está doente, com pessoas se agredindo e se matando, perdendo o respeito e o amor pela vida. É por isso que precisamos repercutir o que está sendo dito por uma autoridade do nosso Estado”, apontou Cláudio Pinho.
Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) comentou que a insegurança é um assunto que tem “apavorado e envergonhado” o Ceará. “Nós, enquanto Parlamento, não podemos fingir que nada está acontecendo. Precisamos chegar junto e cobrar que o Governo do Estado nos tire dessa vergonha. Defendo que o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, venha a esta Casa debater essa pauta conosco”, assinalou.
O deputado Agenor Neto (MDB) elogiou o comprometimento e a coragem do governador Elmano de Freitas para enfrentar a violência. “É um governador incisivo nas suas ações em prol da legalidade e da tranquilidade para o nosso Estado”, pontuou.
Edição: Vandecy Dourado