De Assis Diniz destaca ações do governo de Elmano de Freitas
Por Luciana Menses / ALECE
- Foto: Júnior Pio
O deputado De Assis Diniz (PT) destacou as ações do governo Elmano de Freitas, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desta quarta-feira (18/12).
De acordo com o parlamentar, o estado do Ceará tem resultados acima do Nordeste e da economia nacional. “O PIB nacional cresceu 3,3%, enquanto o do Ceará alcançou 6%. Geração de emprego com mais de 100 mil trabalhadores com carteira assinada, nossa educação pública entre as melhores do País, nossa juventude com acesso à universidade pública, projetos como o Malha D’água impactando vários municípios e garantindo o abastecimento de água para a população”, citou.
De Assiz Diniz salientou que os debates precisavam seguir no plano das ideias e ações, sem ofensas ou narrativas que não condizem com a realidade. “Temos uma causa maior, um interesse maior que é melhorar a vida das pessoas, desenvolver cada vez mais o nosso Estado. Então, que nossas leis e ações tenham sempre esse objetivo”, defendeu.
Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) citou a importância e o papel da Transnordestina para o carregamento de grãos por meio da via ferroviária, e a Malha D’água, levando segurança hídrica para diversos municípios do Interior.
Já o deputado Missias Dias (PT) afirmou que os números não mentem e confirmam a eficácia das políticas públicas na vida da população cearense. “Todos trabalhamos com foco na população, para que a mudança chegue para todos. E quero aqui defender o nome de João Alfredo (citado anteriormente em pronunciamento do deputado Felipe Mota), que foi deputado, militante da causa popular e ambiental e está fazendo bonito na política agrária como superintendente do Idace. Ele não precisa deixar o governo por ter uma posição contrária ao projeto sobre a pulverização de agrotóxico. Ele é respeitado pelo seu histórico e por dar o melhor de si”, elogiou.
O deputado Renato Roseno (Psol), por sua vez, clamou ao governador que repense o projeto de lei n.° 1075/23, em tramitação, sobre a pulverização de agrotóxicos com drone. “Governador, repense seu apoio a essa matéria. O agronegócio representa o puro ódio ao meio ambiente e à agroecologia. Está muito bem exposto aqui a opção que tem que ser feita. De um lado a violência, a vontade de destruir e o ódio de classe, do outro a possibilidade de manter seguras as comunidas camponesas. E afirmo aqui que tenho muito orgulho de ter sido assessor junto ao Elmano do então deputado João Alfredo”, ressaltou
O deputado Danniel Oliveira (MDB) se declarou a favor do projeto de lei n.° 1075/23. “Com muito respeito ao deputado Roseno, sou a favor da matéria, mas defendo que ele contribua com o texto para que possamos não trazer qualquer tipo de prejuízo à sociedade. Como governante, Elmano respeita e tenta entender todas as opiniões dos seu deputados de base e sabe que a matéria é importante para o Ceará”, opinou.
O deputado Felipe Mota (União) agradeceu o apoio do governador ao projeto de sua autoria e lembrou que o agronegócio é o responsável pela alimentação do País.
Edição: Clara Guimarães