Romeu Aldigueri esclarece situação de canoas destinadas a pescadores
Por Ricardo Garcia / ALECE
Deputado Romeu Aldigueri (PDT) - Foto: Paulo Rocha
O deputado Romeu Aldigueri (PDT) lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (25/10), a postura do seu colega, deputado Carmelo Neto (PL), que denunciou em suas redes sociais o suposto abandono de canoas adquiridas pelo Governo do Estado e que não estariam sendo destinadas aos pescadores cearenses.
A denúncia, segundo Romeu Aldigueri, seria que diversas canoas, que deveriam estar sendo utilizadas por pescadores do interior, estariam empilhadas e abandonadas em galpões há quase dois anos.
“O deputado Carmelo Neto fez uma fake news, pois as canoas estão mesmo lá, mas não estão abandonadas. Elas estão armazenadas e empilhadas dentro das dependências da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, em ambiente coberto e fazem parte do programa FortPesca, de auxílio à pesca artesanal”, esclareceu Romeu Aldigueri.
Ele reforçou que o mostrado nos vídeos que circulam nas redes sociais do colega são depósitos de armazenamento das canoas, que foram licitadas e compradas e que estão sendo devidamente entregues de acordo com o cronograma pactuado com a Federação dos Pescadores do Estado do Ceará.
O parlamentar defendeu coerência nas atitudes dos colegas. “Não é correto ficar produzindo fake news ou vídeos sensacionalistas o tempo todo e depois tentar se retratar, ainda dando a entender que por conta da falsa denúncia o governo vai se mobilizar”, comentou.
O Governo do Estado, ainda de acordo com ele, deveria era ser parabenizado por ter criado uma Secretaria da Pesca e Aquicultura, no sentido de dar velocidade aos projetos relacionados à área no Ceará, gerando emprego e renda. “O projeto FortPesca tem investido mais de R$ 20 milhões em políticas de pesca artesanal no Estado”, destacou.
Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) considerou que se vive hoje uma sociedade do espetáculo. “Ao não se conhecer a política de pesca no Estado, se pega uma imagem e faz um vídeo com uma visão totalmente errônea da situação, o que não é construir uma ação parlamentar”, avaliou.
Já o deputado Guilherme Sampaio (PT) lamentou que um líder de governo precise ocupar a tribuna da Casa para desmentir uma fake news. “É triste um líder de governo precisar ir além de tratar de questões que interessam ao povo do Ceará e perder o seu tempo respondendo fake news”, pontuou.
Edição: Adriana Thomasi