Missias Dias aponta recursos do novo PAC para obras de infraestrutura no Ceará
Por Gleydson Silva / ALECE
Deputado Missias Dias (PT) - Foto: Paulo Rocha
O deputado Missias Dias (PT) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta terça-feira (22/08), a destinação de recursos oriundos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recentemente anunciado pelo Governo Federal, para obras de infraestrutura no Estado.
No Ceará, estão incluídas no novo PAC, conforme o deputado, obras como: adequação do Anel Rodoviário de Fortaleza – BR-020; a duplicação da BR-116 até Tabuleiro do Norte; duplicação do Eixão das Águas do Ceará; a Transnordestina, com 608km no Ceará; o Cinturão das Águas do Ceará – Trecho I; o ramal do Rio Salgado; e a retomada de construção de mais de 8.200 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, além da construção da barragem Lago de Fronteiras, em Crateús.
“Essas ações do PAC vão beneficiar não só o Estado do Ceará, mas para a população cearense, de fato. Não tinha dúvidas de que, quando tivéssemos um presidente comprometido com o seu povo, as coisas iriam melhorar. São R$ 73,2 bilhões que serão investidos nos próximos anos, no Governo Lula, no Estado do Ceará”, afirmou.
Missias Dias afirmou que os investimentos federais deverão se somar com os recursos, esforços e metas definidas pelo governador Elmano de Freitas para o Ceará. “Não tenho dúvidas que tudo isso irá melhorar a vida do nosso povo. Que volte o diálogo do Governo Federal com os Estados, para trabalharmos sempre mais para o nosso povo”, pontuou.
O parlamentar comentou ainda a participação e a importância da jornada nacional de mobilização conhecido como Macha das Margaridas, que reuniu mulheres de movimentos “que lutam por direitos, por democracia e pelo bem viver, no campo e na cidade”. “Um momento de homenagear e reconhecer a luta das mulheres, que lutam tão bem pelos seus direitos. Direitos esses não só das mulheres, mas de termos um país mais justo e igualitário, onde as mulheres possam ser respeitadas e terem seus direitos garantidos”, disse.
De acordo com o deputado, mais de 100 mil mulheres, de todo o Brasil, participaram da Macha das Margaridas, que contou com a presença do presidente Lula, parlamentares e movimentos sociais, e foi anunciado importantes medidas em proteção e apoio às mulheres.
Entre as ações do Governo Federal em prol das mulheres estão oito decretos. O deputado Missias Dias destacou alguns, como: o lançamento do Programa Quintal Produtivo; prioridade das mulheres chefes de família na reforma agrária; criação da Comissão de Enfrentamento à Violência no Campo; Criação de Grupo de Trabalho Interministerial para construir o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural; o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para as Mulheres Rurais; o Pacto Nacional de Prevenção dos Feminicídios; o Programa Bolsa Verde, e outros. “Todos esses decretos vão potencializar e fortalecer todos aqueles e aquelas que lutam por um país inclusivo, com oportunidade, emprego e renda, amenizando a fome e a miséria do nosso povo”, avaliou.
Edição: Adriana Thomasi