Busque abaixo o que você precisa!

Sérgio Aguiar destaca prêmio recebido pela prefeitura de Camocim

Dep. Sérgio Aguiar (PDT)Dep. Sérgio Aguiar (PDT)Foto: Máximo Moura

 
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) fez pronunciamento nesta terça-feira (26/04), durante primeiro expediente da sessão plenária, para destacar que a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, foi agraciada, pela primeira vez, com o prêmio “Pequenos Negócios no Campo”, na IX versão do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Camocim será um dos sete representantes para a etapa nacional do prêmio, informou o primeiro secretário da Assembleia Legislativa.

Sérgio Aguiar ressaltou ainda que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também sagrou-se vencedor com  o programa “Empreendedorismo Sustentável”.

O pedetista lembrou que na gestão do ex-governador Cid Gomes foi criado na Assembleia o programa de cooperação federativa (PCF). A iniciativa permite aos parlamentares apresentar emendas direcionadas ao desenvolvimento dos municípios. Sérgio Aguiar disse ter apresentado emenda no valor de R$ 100 mil, direcionados à Secretaria da Pesca. Com os recursos foi possível, por meio de convênio e contrapartida do município de Camocim,  adquirir motores de popa para as canoas de pesca, da colônia de pescadores Z1, que possui cerca de 3 mil pescadores.

“Os recursos conveniados permitiram que a prefeitura comprasse 96 motores de popa, quando a embarcação que predominava era a canoa a vela. Isso teve um grande impacto na vida das pessoas”, pontuou.

O deputado assinalou que a tripulação, que antes saia por volta de meia noite, pegando o vento brando de madrugada, voltando à terra firme ao meio dia, passando de 10 a 12 horas no mar, com o motor de popa, teve esse tempo reduzido para um terço.

De acordo com o prefeito, a Prefeitura, para implantar o programa, foi a colônia de pescadores e selecionou 96 embarcações dentro dos padrões técnicos exigidos pela Capitania dos Portos para receber os motores. “A apresentação do projeto significou um grande impacto econômico, ao custo de R$ 1.500,00 por motor, dando maior segurança ao pescador, e aumentando a produção com a maior disponibilidade de tempo para a pesca”.

Sérgio Aguiar informou que desde 29 de junho 2014, com os barcos motorizados, não se registrou mais nenhum acidente náutico. O deputado frisou ainda que com poucos recursos é possível se fazer grande diferença para a população.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PSD) sugeriu que o exemplo dado por Camocim fosse divulgado, para ser replicado em outras colônias de pescadores. “Ideias simples e baratas transformam uma realidade. As canoas já deviam ter sido motorizadas, evitando os acidentes e promovendo o aumento da produtividade das pesca, há muito tempo”, afirmou.

 JS/CG

Compartilhar Conteúdo

444