Busque abaixo o que você precisa!

PF intima Bolsonaro para depor sobre organização criminosa para tentativa de golpe de Estado

Por Rubens Anater e Fausto Macedo / o estadão de sp

 

A Polícia Federal (PF) intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a prestar depoimento na próxima quinta-feira, 22. Bolsonaro deverá esclarecer suposto envolvimento em organização criminosa para tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, no âmbito da investigação que deflagrou a Operação Tempus Veritatis na semana passada.

 

Estadão apurou ainda que o coronel e ex-ajudante de ordens Marcelo Costa Câmara e o ex-assessor Tércio Arnaud Tomaz, também foram intimados. As defesas informaram que devem pedir adiamento. O advogado Eduardo Kuntz, responsável por defender Câmara e Tomaz, afirmou que a “ampla defesa” de seus clientes está “totalmente comprometida por falta de acesso aos elementos da investigação”. Sem essas informações, Kuntz diz que a defesa está impedida de trabalhar e que o depoimento deveria ser adiado.

 

Marcelo Câmara está preso desde o dia 8. Segundo informações da investigação, ele era o “responsável por um núcleo de inteligência não oficial do presidente da República, atuando na coleta de informações sensíveis e estratégicas para a tomada de decisão de Jair Bolsonaro”. Outros presos na Operação foram o coronel Bernardo Romão Correa Neto, o major Rafael Martins de Oliveira e o ex-assessor especial para Assuntos Internacionais de Boolsonaro, Filipe Garcia MartinsOs quatro já passaram por audiência de custódia e seguem em prisão preventiva.

 

A operação da semana passado mirou também aliados do ex-presidente, como os generais Braga NettoAugusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, além do almirante Almir Garnier Santos e ex-ministros do governo como Anderson Torres. Segundo a Polícia Federal, o entorno de Bolsonaro se dividia em diferentes núcleos com funções como desinformar a população, atacar o sistema eleitoral, pressionar militares e elaborar documentos jurídicos que atendessem aos interesses golpistas para manter o ex-presidente no poder.

 

Compartilhar Conteúdo

444