Busque abaixo o que você precisa!

Aves ameaçadas de Baturité

Pesquisa fotográfica lança luz sobre a necessidade de preservação das aves da serra de Baturité, no Ceará. Em especial 12 espécies que estão ameaçadas de extinção / opovo

Uru (Odontophoruscapueiraplumbeicollis)
Segundo a Aqausis, no Ceará, a espécie só ocorre na serra de Baturité. Tem o canto forte e vocaliza “urú-urú”. Vive em florestas preservadas . Uma das espécies mais raras e ameaçadas da região. 

Jacucaca ou jacu-verdadeiro (Penelope jacucaca) 
Muito rara, é perseguida pelos caçadores. Vive em grupos e quando se sentem ameaçadas emitem sons altos de alerta. 

Periquito-cara-suja (Pyrrhuragriseipectus)
A espécie ocorria em boa parte do Nordeste brasileiro. Atualmente, só pode ser encontrado na serra de Baturité, Quixadá e Ibaretama. O tráfico e a destruição do habitat o colocaram na condição de criticamente ameaçado de extinção. 

Tucaninho ou tucaninho-da-serra (Selenideragouldiibaturitensis)
Ocorre na Amazônia e serra de Baturité. Por conta desse isolamento, entre as duaspopulações, é considerado uma subespécie raríssima e ameaçada de extinção. 

Arapaçu-de-garganta-amarela (Xiphorhynchusguttatusgracilirostris) 
Tem registro confirmado somente no Ceará, nas serras da Ibiapaba e de Baturité. Pouco abundante e arisco, vive no interior da floresta úmida. Vai à borda para se alimentar. 

Saíra-militar ou pintor (Tangara cyanocephalacearensis)
Esta subespécie só tem registro no Brasil para as serras da Aratanha, Maranguape e Baturité. É do interior da mata, mas vem à borda, aos pomares e comedouros. 

Foto: Ciro Albano

Pintassilgo-do-nordeste (Spinusyarrelli)
Perseguida por traficantes, já foi muito abundante em Baturité. Ameaçada de extinção, com sorte pode ser vista no período chuvoso.

Vira-folha-cearense (Scleruruscearensis)
Possui registros apenas no Ceará. Nas serras da Ibiapaba, Baturité, Itatira e Chapada do Araripe. Habita os bosques sombreados das matas preservadas, virando folhas secas atrás de alimento. 

Chupa-dente-do-nordeste (Conopophagacearae)
Ave discreta que habita somente os sub-bosques preservados. Vivem aos casais. O macho possui trechos brancos na lateral da cabeça, ausentes da fêmea. 

Maria-do-nordeste (Hemitriccusmirandae)
Vive no interior da mata úmida e pode ser vista executando voos curtos, entre galhos, para capturar insetos. É uma das raridades de Baturité.

Choca-da-mata (Thamnophiluscaerulescenscearensis)
Segundo o Guia de Aves de Baturité, a ave só é encontrada na serra de Baturité. Vive em casal, defendendo o território de indivíduos da mesma espécie. 

Arapaçu-rajado-do-nordeste(Xiphorhynchusatlanticus)
Ave rara, ocorre apenas em algumas florestas úmidas do Ceará. Conhecida também como Subideira, escala troncos em busca de insetos e larvas.

Compartilhar Conteúdo

444